Projetores Multimídias

01/03/2012 - Chegaram os projetores Proinfo. Cada escola e vinculada receberão pelo menos um equipamento. O equipamento é bem simples de utilizar e foi feito duas demonstrações  para diretores, coordenadores e assistentes. Profissionais da Educação Infantil participam de reunião pedagógica
Dentro do ambiente escolar, o uso do projetor dispensa a mobilização de um espaço exclusivo, com local fixo, podendo ser utilizado em qualquer sala de aula para projetar imagens estáticas ou em movimento e, além disso, sincronizar a projeção da imagem com uma trilha sonora, o que garante uma projeção dinâmica na sala de aula.
Especificamente esse projetor possui um peso de apenas 5 quilos e também portas USBs para conexão de outros equipamentos, som, entrada para CD, além de dispensar a compra de um computador, pois o mesmo já possui memória de armazenamento de dados. Existe também a possibilidade de utilizar o projetor para criação de uma lousa digital acoplando acessórios como Bluetooth, uma câmera e uma caneta infravermelha. Com isso, o professor precisará apenas de uma tomada elétrica e assim, o conteúdo será disponibilizado para toda a sala de aula, a qual poderá usufruir de vários softwares e conteúdos digitais. Assista aqui ao vídeo de demonstração.
Atualmente todos os professores da rede possuem netbook e grande parte dos mesmos utiliza o horário de trabalho individual para preparação das atividades no net na expectativa de utilizar um projetor em sala, porém nossas escolas possuem apenas um projetor antigo, o que faz com que o professor deixe de utilizar recursos audiovisuais para trabalhar o conteúdo de maneira mais dinâmica, em virtude da falta do equipamento.
O uso do projetor multimídia em sala de aula substitui com vantagens a TV, o videocassete (já quase extinto) e o DVD, que ainda muitos professores utilizam, sempre associados aos conteúdos potencialmente interessantes para a aprendizagem de um determinado tema. O professor consegue ter o controle do filme e da imagem, podendo parar, alterar tamanhos, pular partes, criar efeitos etc.
O projetor também pode ser utilizado apenas como um projetor de slides digitais, podendo aumentar tamanho de letras, e consequentemente tamanho da tela, conforme a necessidade do professor e espaço físico. Podemos aqui considerar que esses recursos de ampliação de fontes e tela também são de extrema importância para o aprendizado dos alunos com deficiência.
Também pode ser utilizado como ferramenta interativa, onde o docente compartilha o conteúdo com toda a classe. Outra forma de compartilhar  é conectar esse projetor multimídia à internet podendo o mesmo navegar junto com a classe e direcionar a pesquisa. É também uma oportunidade para que o aluno possa utilizar a tecnologia para apresentação de trabalhos, o qual já é utilizado em qualquer seminário, exposição, feiras e ambiente de trabalho, oferecendo dessa maneira um contato com o mundo da tecnologia.
O uso do projetor possibilitará uma abordagem inovadora do currículo da nossa rede Municipal de ensino,  permitirá  a  inserção  de ferramentas colaborativas nas práticas pedagógicas, ampliará o universo de informações que o professor leva para a sala de aula,  tornará mais  simples determinadas atividades expositivas em que o professor precisa  se empenhar muito na lousa, possibilitará  aos  alunos  aprendizagens  diretamente  ligadas  ao mundo digital moderno , que é a realidade atual, e tornará as aulas mais interessantes, dinâmicas e ricas em possibilidades.

Postagens mais visitadas