UCA - Um computador por aluno

A principal justificativa do Projeto Um Computador Por Aluno (UCA) é a promoção da  inclusão digital dos nossos alunos e a melhoria do processo educacional. Hoje nossas escolas já possuem rede wireless, todos os nossos professores receberam netbook , além de estarmos fornecendo formação continuada aos mesmos para que utilizem as tecnologias dentro do laboratório de informática de cada escola.
Atualmente, 8 das 10 escolas da rede Municipal de Salto contam com laboratório  de informática, porém a utilização de cada laboratório obedece esquema de rodízio e horários por turmas para atender todos os alunos pelo menos uma vez por semana, durante uma hora aula. Embora a tecnologia já esteja presente em alguns lares, a exclusão digital ainda é bem grande no Município e a maioria dos alunos somente tem acesso aos computadores durante a utilização do laboratório. Além disso, duas das nossas escolas não possuem esse espaço, o que implica que, se não todas as crianças, a maioria ainda não vivenciou o uso da tecnologia, pelo menos não na escola. Ao considerarmos que no mundo da tecnologia as informações são velozes e estão em constantes mudanças, o ideal seria que cada aluno tivesse acesso a um computador com mais freqüência, sendo esse um ponto a favor do UCA, além da disponibilidade e da conectividade.
O projeto também garante a mobilidade, pois é possível que o aluno se locomova livremente com o dispositivo, incentivando a pesquisa em qualquer ambiente. Os alunos poderão elaborar um documento na sala de aula e continuar o desenvolvimento em outros espaços, tais como biblioteca, pátio da escola, excursões,  e na sua própria casa. É fato que com essa tecnologia disponível para o aluno, dentro e fora da escola, sua família também passará a ser incluída digitalmente.
Espera-se que com a aquisição do projeto UCA o processo de ensino aprendizagem progrida, amplie o acesso à informação e a diversas culturas, aumente a utilização das tecnologias pelos professores, gerando uma mudança positiva na rotina das escolas, e diminua o índice de evasão escolar por meio da motivação do uso da informática.

Postagens mais visitadas